Como montar um plano de marketing de conteúdo do zero

A realidade atual do mercado deixa clara a necessidade de ter um plano de marketing de conteúdo para se destacar na internet.

Não estamos falando só de fazer perfis nas principais redes sociais ou investir em campanhas de anúncios. O ponto central do marketing de conteúdo é mostrar os valores que uma empresa pode agregar na vida dos consumidores.

Para isso, as marcas produzem:

  • Posts em blogs;
  • Vídeos;
  • Stories;
  • Posts em redes sociais.

Esses e outros formatos devem ser usados para alcançar o tipo de cliente que a empresa deseja negociar.

O alcance vem na forma de conteúdo relevante sobre o produto ou serviço que está sendo anunciado, como aplicação de ozônio para emagrecer preço.

Saiba detalhes sobre o marketing de conteúdo, por que é importante planejá-lo e como fazer esse planejamento passo a passo no texto a seguir.

O que é marketing de conteúdo?

Quem deseja vender na internet precisa focar para além de sua atuação nas vendas. Isso pode até parecer contraditório, mas não é.

Pense que o grande prazer dos usuários da web é a sensação de que eles tem controle sobre o que consomem.

Isso significa que aquelas estratégias de marketing tradicionais, como comerciais de TV e anúncios invasivos, estão perdendo cada vez mais espaço. No lugar deles, há o marketing de conteúdo.

Em linhas gerais, esse é o marketing que se baseia na produção de material relevante, que tem como primeiro objetivo informar o usuário e, depois, concretizar vendas.

De nada adianta encher as pessoas de anúncios sobre automação pneumática industrial sem destacar os benefícios reais da tecnologia e seus diferenciais práticos para a linha de produção.

Consequentemente, as empresas que apostam no marketing de conteúdo constroem uma imagem positiva no mercado, criam uma relação com o usuário e demonstram expertise em suas áreas.

Além disso, quem acompanha os posts nas redes sociais, blogs e campanhas de e-mail marketing passa a ter provas da importância da marca para o dia a dia e tem mais chances de se tornar um cliente assíduo e fidelizado.

Por que fazer um plano de marketing de conteúdo?

É importante entender que o marketing é um trabalho coletivo em essência. Assim, alcançar resultados bons presume formar uma equipe competente.

A partir do momento que a equipe é estabelecida, o gestor responsável deve saber delegar cada função de acordo com os objetivos da empresa e as especialidades de cada funcionário.

Isso envolve muita troca de ideias para definir os próximos passos das estratégias desenvolvidas.

Separamos, a seguir, os principais benefícios pelos quais você deve desenvolver um plano de marketing de conteúdo.

Afinal, seja o serviço de emergencia para cachorro ou uma empresa especializada em roupas femininas, para citar dois exemplos, todos os empreendimentos tem muito a ganhar com isso, acompanhe. 

  1. Decisões mais embasadas

Antes de colocar qualquer estratégia em prática, é preciso definir com clareza quais serão os objetivos dela.

Por isso, encomende pesquisas de mercado e de público, reúna os dados da base de clientes e analise bem todas as oportunidades.

Dessa forma a tomada de decisões vai ter uma base mais concreta e os resultados de cada campanha certamente serão o reflexo disso. 

Inclusive, o acompanhamento do comportamento dos usuários nos sites, blogs e lojas contribuem para campanhas mais acertadas e melhorias nas páginas e interações.

  1. Controle do orçamento

Marketing é investimento. Pode ser uma campanha de anúncios sobre areia de quartzo para filtro no Google Ads ou a contratação de um influenciador para posts patrocinados no Instagram.

Independentemente do caso, o fato é que a empresa tem de ter um controle rigoroso do orçamento para não sair no prejuízo.

O planejamento de marketing de conteúdo também é recomendado para fazer esse controle.

As despesas são previstas antes da aplicação da estratégia e toda a equipe fica a postos para acompanhar os resultados.

Contudo, a vantagem desse formato é que com perfis mais rigorosamente traçados, as campanhas podem ser feitas com mais qualidade, bem como sem despender custos muito elevados – quando comparados ao marketing tradicional.

  1. Equipe integrada e motivada

Quando o marketing de conteúdo vem atrelado a um planejamento bem feito, cada colaborador tem segurança sobre a importância da função dele na operação como um todo, entende a importância de sua atividade e também têm mais propriedade no momento da venda.

Em última instância, isso quer dizer que os profissionais envolvidos vão se dedicar mais e melhor para concretizar os resultados esperados.

Essa é uma realidade ainda mais explícita quando falamos na integração entre as equipes de marketing e de vendas, com processos claros. 

Afinal, uma depende das informações obtidas pela outra para entregar bons resultados, trazendo mais embasamento nas tratativas.

  1. Conhecimento sobre o mercado

A execução de um marketing de conteúdo efetivo também diz respeito ao acompanhamento das principais tendências e oportunidades do mercado.

É interessante que um escritório despachante responsável pelo emplacamento de veículos em londrina tenha noção das estratégias de marketing que os concorrentes usam.

Essa é uma das bases para o planejamento: analisar o comportamento da concorrência para agir de forma diferente e ganhar vantagem competitiva.

Como planejar o marketing de conteúdo: passo a passo

Agora que você entende a importância de planejar as estratégias de marketing de conteúdo, falta saber como fazer isso.

Para isso acompanhe os tópicos que vem a seguir e conheça, passo a passo, as etapas de um planejamento de marketing.

  1. Análise da empresa

Vamos imaginar que uma loja de materiais de construção queira aumentar as vendas de portão residencial preço.

Antes de tomar qualquer decisão precipitada, os responsáveis pelos setores de vendas e de marketing tem de analisar alguns aspectos da empresa, como:

  • Faturamento;
  • Tamanho da equipe;
  • Orçamento disponível;
  • Metas e objetivos.

Fazer a análise da situação da empresa garante uma tomada de decisão mais condizente com sua realidade e objetivos. Assim, os profissionais que irão se dedicar às campanhas vão ter mais diretrizes para guiar o trabalho.

  1. Análise dos concorrentes

Depois, é o momento de verificar a atuação das empresas concorrentes para avaliar as tendências e comportamentos, os diferenciais, o que funciona e como se destacar.

Saber o preço de mão de obra piscina alvenaria é muito pertinente para uma empresa prestadora de serviços, por exemplo.

Quem tem acesso a informações desse tipo é capaz de desenvolver novos métodos de atuação e, com eles, se sobressair no mercado. A vantagem competitiva é um elemento crucial do sucesso de qualquer empresa.

  1. Identificação da persona

A persona é um desdobramento do conceito de público-alvo que leva em consideração os comportamentos, valores e expectativas das pessoas para segmentar as campanhas.

É indicada para dar forma a estratégias mais aprofundadas e conseguir alcançar as pessoas com mais facilidade.

A partir disso, é possível definir os tipos de conteúdo que serão disponibilizados para o público em cada etapa da jornada de compra.

  1. Definição do posicionamento de mercado

Depois que a persona é definida, a empresa precisa trabalhar no desenvolvimento da imagem que ela deseja transmitir.

O posicionamento de mercado consiste nos modos como a marca quer ser percebida pelos consumidores em potencial.

Desde o logotipo até o conteúdo publicado nas redes, todos os aspectos dizem respeito ao posicionamento de mercado.

Nessa hora a análise dos concorrentes se mostra ainda mais essencial, pois ajuda na construção de um posicionamento altamente personalizado e único.

  1. Escolha das metas

As metas são os elementos centrais da atuação da equipe de marketing, já que servem como guia. Inclusive, existe uma fórmula para defini-las com qualidade: o método SMART.

O acrônimo em inglês SMART identifica as cinco características principais de uma meta relevante e que pode contribuir para o desenvolvimento do negócio, sendo elas (em português):

  • Específica;
  • Mensurável;
  • Atingível;
  • Realista;
  • Com prazo.

Deste modo, para saber vender um serviço de CRLV digital BA, antes é preciso saber o que será feito e por que será feito e qual o caminho para fazê-lo, trazendo impactos na empresa e estratégias.

  1. Escolha de KPIs

Os KPIs são os indicadores de sucesso (ou Key Performance Indicators, em inglês) e servem para medir o desempenho de cada estratégia ao longo de sua aplicação. Eles já devem estar incluídos no quesito “Mensurável” das metas.

Depois, cabe ao responsável fazer o acompanhamento contínuo de cada ação a partir dos KPIs escolhidos, identificando o que pode/precisa ser adaptado.

É importante salientar que os indicadores de sucesso são diferentes das métricas tradicionais.

As métricas são dados pontuais, como taxa de cliques e número de seguidores. Os KPIs são informações relacionadas diretamente à situação da empresa/campanha, como número de leads e taxa de conversão.

  1. Desenvolvimento das estratégias

Finalmente, chega o momento de planejar as estratégias de marketing de acordo com as informações reunidas nas etapas anteriores.

É indicado integrar as ações de marketing de conteúdo a um plano coeso e multicanal.

Para isso, pode-se escolher as redes sociais que a sua base de clientes mais usa e investir em estratégias diferentes para elas, por exemplo.

A produção de conteúdo também pode ser simultânea a campanhas de anúncios em mecanismos de busca. Isso porque o foco deve ser maximizar a exposição para conquistar resultados notórios.

  1. Elaboração do cronograma

Por fim, não se esqueça de fazer um cronograma com todas as atividades previstas no plano de marketing de conteúdo, incluindo cada profissional responsável por elas.

Defina prazos para que cada operação seja realizada e saiba quais serão os recursos necessários para elas, bem como para avaliar os resultados e processos que podem demandar ajustes.

Com esse guia completo sobre marketing de conteúdo você está preparado para começar a investir nessa área tão vantajosa e colher seus benefícios.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário

Open chat
Oi, tudo bem? Como posso te ajudar? :)
Oi, tudo bem?
Como posso te ajudar? :)