Redator digital: como funciona a profissão e por onde começar

O marketing está em constante transformação, e a internet propiciou a criação de novos modelos de atividades profissionais, como o redator digital, que encontrou mudanças impostas também pelo mercado de trabalho e novas oportunidades. 

O planejamento de comunicação de uma empresa têm esses redatores como verdadeiros aliados das estratégias do negócio, tamanha é a necessidade de transmitir informações para internautas ávidos por novidades.

Os conteúdos apresentados são relevantes para o público-alvo de cada empresa, bem como são importantes para o negócio. 

Os assuntos tratados são diversificados, sempre com uma linguagem adequada para o perfil do público, atendendo desde os leigos até os mais experientes em cada setor, sendo devidamente desenvolvidos e adaptados para o ambiente digital.

Mas, afinal, como se dá a rotina desse profissional e quais as oportunidades?

O que faz um redator digital?

A ampliação proporcionada pela internet permite que esses profissionais escrevam para blogs corporativos, mas também atuar em outras frentes relacionadas ao marketing digital, entre os quais:

  • Apresentações virtuais;
  • E-books;
  • E-mail marketing;
  • Redes sociais;
  • Roteiros.

Os textos seguem uma linha de pensamento orientada por briefings, que são direcionamentos que permitem tratar de temas diversos mas relacionados ao foco dos sites/marcas, atingindo um público-alvo específico e utilizando palavras-chave essenciais para a prática de SEO (Search Engine Optimization).

A produção de textos é uma solução eficiente para que as empresas possam ser encontradas em sites de busca, em que os usuários fazem pesquisas específicas utilizando as palavras-chave destacadas para o setor.

Por se tratar de uma profissão relativamente nova, muitos profissionais da área de comunicação, como Publicidade e Jornalismo, bem como setores relacionados à graduação de Letras, podem buscar um novo direcionamento de carreira, atuando nesse setor. 

Ainda assim, por não ser uma profissão que exige que se tenha uma formação em uma área específica, pois especialistas de uma área ou mesmo que pessoas que se adaptem aos padrões, muitas pessoas podem se aventurar nessa atividade que está em franca expansão.

O que é preciso para trabalhar na área?

Basicamente, quem possui a prática da leitura e da escrita pode trabalhar como redator digital para agências de comunicação e de publicidade. 

Por ser um trabalho prático para o meio digital, pode ser preciso um computador, um programa de edição de texto e acesso à internet. Além disso, a pessoa que atua nessa área pode seguir uma dinâmica própria para produção.

Contudo, quem segue algumas técnicas consegue fazer as tarefas, como conhecimento no SEO, de modo mais eficiente e qualificado. Por isso, é importante contar com:

  • Disciplina;
  • Eficiência;
  • Lista de tarefas;
  • Pausas de alongamento;
  • Planejamento e esqueleto dos materiais.

Assim, a produção de textos pode seguir debatendo temas pontuais ou sobre um despachante que faz transferência de propriedade de veículo Bahia, ou qualquer outro estado presente em todo o território nacional, explicando sobre processos diversos e sanando dúvidas relacionadas a área de atuação da empresa contratante dos serviços de redação.

Para escrever um texto coerente é preciso foco, atenção durante as pesquisas de assuntos que não domina de maneira completa e, com isso, descobrir sobre pautas interessantes. 

Toda apuração precisa seguir o bom senso, para que a escrita apresente a informação de forma direta, bem como apresentar dados mais aprofundados em casos específicos.

Prepare a mente para falar de tudo um pouco

O atendimento ao cliente de um redator digital varia conforme o interesse das empresas e desejo de como se destacar na internet. 

Portanto, é preciso estar preparado para falar desde uma fabrica de bobinas plasticas picotadas até questões sobre saúde familiar e seguro de vida.

O marketing de conteúdo está em alta no setor da comunicação, em que as empresas apresentam textos e artigos voltados aos seus nichos e devem apresentar as informações de maneira competente ao público-alvo.

Portanto, o redator digital deve entender de SEO e as métricas que são implementadas conforme o estilo do texto para atender os objetivos da marca e possíveis interesses do leitor. 

Assim, também há uma otimização relacionada ao algoritmo dos sites de buscas que entendem as palavras-chave utilizadas e posicionam os sites de maior interesse com qualidade.

Utilize fontes confiáveis de informação

São muitos assuntos tratados pelo redator digital, e muitos deles não são de domínio ou conhecimento aprofundado. Portanto, é preciso que ele busque fontes confiáveis para o desenvolvimento de um texto.

No caso de uma pauta que exige discorrer sobre o mundo da contabilidade e os profissionais que atuam na área, é preciso falar a importância que tem para uma empresa.

Sendo assim, pode-se discorrer – por exemplo – sobre o papel dos contadores e como a atuação pode facilitar a administração quando se trata em terceirizar folha de pagamento para empreendedores que precisam de auxílios pontuais.

Para o redator digital, discernir os apontamentos no texto de forma clara é fundamental, pois é preciso pensar que são, geralmente, pessoas que buscam novas informações.

Por isso as fontes de dados devem ser confiáveis. O redator só vai saber isso fazendo uma pesquisa aprofundada, utilizando fontes de renome e de pesquisas e checando os dados.

Textos técnicos precisam de explicações

Cada campanha de comunicação pode ter uma estratégia diferente. Por isso é preciso que o redator tenha um briefing nas mãos para saber qual o caminho seguir. 

Os objetivos relacionados à produção dos textos são variados, podendo ser uma composição técnica, e então muitos dados devem ser apresentados de forma clara e, se possível, conciso. 

Do mesmo modo, pode ser com intuito informativo ou propagandista, devendo adequar a abordagem dos conteúdos.

Uma loja de peixes ornamentais pode solicitar um texto sobre a vida marinha, e dentro desse texto deve conter uma informação específica sobre a venda de carvão ativado preço kg, acessórios para aquários e pedras para a composição de cenário.

O redator digital vai precisar fazer uma pesquisa sobre diferentes peixes, temperatura da água, quais animais marinhos podem ser comercializados, até chegar ao carvão mais apropriado para a limpeza do aquário.

É importante que se entenda o ambiente para o qual o texto está sendo criado. Se for para um público que está acostumado com a formalidade, é preciso manter esse padrão. 

Caso o texto seja direcionado a um blog, em que a linguagem é mais despojada, como para a terceira idade que procura uma academia de hidroginástica Zona Norte de uma capital, é importante apontar um direcionamento, para que a prática de SEO seja utilizada corretamente.

Por onde começar a escrever?

Escritores natos, como os mencionados profissionais da área de Letras e Comunicação, possuem mais facilidade para escrever. Isso porque estão acostumados com técnicas de escrita e de ranqueamento digital.

No entanto, é importante se aprofundar em assuntos atuais, como a mudança pela qual passa a comunicação, em que o marketing digital tem exigido profissionais especializados. 

O aprimoramento do conhecimento ajuda bastante a escrever um texto direcionado para a internet.

Vale pesquisar alguns sites que oferecem a oportunidade de trabalho. Pode ser uma boa forma de começar, mesmo que seja falando sobre um consultório veterinário 24h, que atende cães e gatos no interior do país. Isso vai estimular a mente a fazer as pesquisas corretas. 

Entender de métrica de SEO, as possibilidades de se manter dentro de um assunto conforme o tamanho do texto pedido no briefing, entre outras técnicas que podem ser apontadas também é fundamental para abordar o conteúdo e definir sua abordagem e profundidade.

Com isso é possível criar um portfólio para que possa ser apresentado a maneira como escreve sobre assuntos diversos.

Assim, pode ser que agências de comunicação façam contato, ou até mesmo as próprias empresas que precisam alimentar o site com marketing de conteúdo.

Tome muito cuidado com o plágio

A internet é ampla, mas ainda assim, é muito fácil encontrar textos que foram plagiados e os devidos autores não receberam o crédito devido. Portanto, é preciso identificar frases de pensadores, disponibilizar a fonte de pesquisa e apontar o real proprietário de uma escrita.

Outra dica importante nesse mesmo contexto é tentar fugir de frases de efeito, ou que sejam de cunho muito popular. Elas podem passar batidas, ou não se encaixarem de forma adequada no assunto que está sendo tratado, também sendo identificadas como plágio.

Vale destacar que para escrever sobre o aluguel de multifuncional SP é preciso entender toda a dinâmica do texto desde o início. 

Pode-se apontar os profissionais que trabalham nessa área, apontar as vantagens e desvantagens que as empresas possuem quando escolhem esse tipo de serviço, e todos os demais benefícios que estão atrelados.

Para o redator digital esse assunto pode se estender por linhas gerais sobre os equipamentos mais vendidos, a rede de assistência técnica que atende cada setor, as marcas em ascensão e aquelas que não possuem uma tecnologia tão avançada.

Logo, é preciso entender que pode, sim, falar sobre a locação de equipamentos eletrônicos, mas também outros serviços que estão relacionados, desde que não haja duplicidade, visto que tal fator pode ser prejudicial para a parceria e qualidade dos textos, prejudicando as marcas.

3 dicas para ser um redator digital

Por fim, vale destacar 3 dicas que podem ser de grande valor para aqueles profissionais que gostam de escrever, entendem a linguagem que precisa ser empregada na internet e querem fazer um dinheiro extra com esse segmento.

  1. Entenda sobre o assunto a ser escrito

Saber o mínimo sobre o assunto que está em desenvolvimento dentro de um texto ajuda a fluir melhor as informações, que passam a ser abordadas com naturalidade e para ter agilidade na escrita e na definição da abordagem.

  1. Valorize o próprio material

A experiência é algo que vai levar o redator digital a novos desafios e melhorará a prática ao longo do tempo, trazendo outras opções para o orçamento.

Isso porque, assim como outros profissionais autônomos, o valor do trabalho é próprio ou determinado de comum acordo com as empresas contratantes. 

Ainda assim, a internet oferece tabelas que podem ser pesquisadas e apresentam valores que vão desde os amadores até os profissionais, com muitos anos de experiência, trazendo uma base para a verificação da qualidade do próprio material e valor desejado.

  1. Conheça ferramentas na internet

A internet é vasta, proporcionando muitas facilidades que ajudam o dia a dia de um redator digital, como ferramentas para pesquisa de sinônimos, escrita mais rápida ou até planejadores da rotina.

Além disso, com um mundo globalizado dentro do ambiente virtual, nada mais justo do que utilizar o que ela tem a oferecer.

Por fim, depois que um texto é entregue, é preciso lembrar que ele pertence à empresa contratante, portanto, prepare-se para o desapego e possíveis ajustes que podem ser necessários.

Deixe um comentário

Open chat
Oi, tudo bem? Como posso te ajudar? :)
Oi, tudo bem?
Como posso te ajudar? :)