O que é branding e porque ele é importante para a sua empresa

Branding ou Brand Management é um tipo de estratégia usada para a gestão de uma marca, cuja finalidade é torná-la conhecida pelo público e ganhar destaque no mercado.

Ou seja, é uma estratégia que busca alinhar os valores e interesses que a marca cria a respeito de si mesma. Sendo o principal objetivo, estabelecer conexões e laços fortes, que farão com que o cliente escolha a sua marca e seja influenciado na sua decisão de compra.

Atualmente, existe uma grande influência das redes sociais, durante a decisão de compra, fazendo com que muitas marcas encontrassem um mercado de grande concorrência e competitividade para ganhar a atenção da audiência e torná-la um potencial consumidor.

Foi por conta deste cenário, que muitas empresas precisam investir em estratégias diferenciadas para estar mais próximo do público, como o branding.

Acompanhe este texto e descubra de que modo o branding pode ajudar a sua empresa a conquistar a audiência e porque a estratégia tornou-se tão relevante para promover uma marca no mercado.

Como o branding pode influenciar o público na escolha da sua marca?

O branding marca propõe uma estratégia de gestão e comunicação na qual a sua marca deve estabelecer de forma clara as razões e motivos pelos quais o consumidor deve enxergá-la como a única solução para as suas necessidades, interesses e anseios.

Estabelecendo assim uma certa conexão, que faça com que o consumidor escolha a sua marca, dentre tantas outras.

Uma pesquisa realizada pelo Customer Thermometer, revelou que mais de 65% das mil pessoas entrevistadas alegaram sentir alguma conexão emocional com uma marca ou empresa. Sendo que, a maioria dessas conexões são consideradas positivas, mais de 90%, e menos de 10% disseram ter uma conexão negativa com uma marca. 

Segundo um estudo realizado pelo Harvard Business Review, consumidores que estabelecem um vínculo com a marca ou empresa, são muito mais valiosos e fiéis. Sendo caracterizados como clientes totalmente conectados e são considerados mais valiosos, que os clientes classificados como altamente satisfeitos.

Portanto, o branding pode ser considerado o responsável por construir a imagem da sua marca, de modo que ela se torne mais próxima do cliente, garantindo que esta relação de proximidade seja percebida por ambas as partes. 

Isso é importante, porque proporciona um diferencial competitivo, uma vez que o público vai preferir a sua marca ao invés de consumir os serviços ou produtos do seu concorrente.

Agora que você já sabe como o branding pode ajudar a construir uma relação entre a sua marca e o público, descubra como aplicar essa estratégia.

Como aplicar o branding no seu negócio?

Para aplicar uma estratégia de branding, é preciso de muita pesquisa, estudo, análise e planejamento. Recomenda-se a contratação de profissionais ou agências especializadas em comunicação e conteúdo que possam através de seus serviços traçar uma estratégia que atenda a necessidade da sua empresa e que esteja de acordo com o perfil da marca.

Tendo a ajuda de profissionais especializados, é possível definir o seu público-alvo e estabelecer as melhores práticas para executar uma estratégia de gestão eficaz para a sua marca.

Existem diversas ferramentas que podem ser usadas para colocar em prática a estratégia de branding e conseguir a atenção do seu público.

  1.  Construção da identidade visual –  é uma das táticas mais utilizadas, pois será responsável por representar visualmente a sua marca e o que você está vendendo, podendo atribuir características da marcas e agregar valor ao seu produto ou serviço. Para a criação da identidade da marca é preciso estudá-la e compreender seus valores, objetivos e benefícios para evidenciá-los da melhor maneira possível através de peças de design. A identidade visual inclui a produção de logo, definição de cores, manual da marca e escolha de tipografia.
  2. Posicionamento da marca – estabeleça os valores, tom de voz, linguagem, canais e conteúdos que a sua empresa utilizará para chegar até o seu público-alvo, sempre considerando o perfil da sua empresa e como ela irá se apresentar a audiência de modo que o consumidor identifique-a como a melhor solução para os seus problemas.
  3. Ponto de Venda (PDV) – são locais em que o público pode ter contato com a sua marca, produto ou serviço. Sendo importante cuidar da aparência da marca, para garantir uma boa conexão com as pessoas. O ambiente deve estar de acordo com a sua identidade visual, não precisando ser necessariamente uma espaço físico, pode ser um site, por exemplo.
  4. Marketing de conteúdo – uma das principais estratégias do branding marca é fornecer conteúdo relevante que possa envolver o público e construir uma boa imagem da marca. Existem diferentes formatos de conteúdo, sendo o mais comum os textos, que podem ser vistos em blogs, redes sociais, infográficos, webinários, dentre outros, sempre estando de acordo com a persona.
  5. Endomarketing – a estratégia de branding deve ser aplicada tanto dentro, quanto fora da empresa. Isso porque, para conquistar o público e torná-los leads é necessário criar uma cultura organizacional que estimule o time a trabalhar junto à marca. Para isso, recomenda-se realizar mudanças positivas, como recompensar e escutar a opinião da sua equipe  para que possam se sentir parte dos resultados da empresa.
  6. Marketing de experiência – as grandes empresas estão focadas em proporcionar aos seus clientes uma excelente experiência, uma ótima estratégia para garantir proximidade com o público e fidelizá-lo. Para isso, investir na jornada do consumidor é fundamental.

Portanto, podemos concluir que uma boa estratégia de branding depende do uso de ferramentas que aproximam o público, tornando-o uma lead em potencial, sendo necessário garantir que o cliente continue sendo um consumidor assíduo da sua marca.

Você já conhece algumas das principais estratégias de branding que podem ser usadas pelo seu negócio, que tal descobrir como fazer a gestão adequada da sua marca?

Descubra como fazer uma boa gestão da sua marca

É preciso ressaltar o quão importante para evidenciar uma marca é investir em diferentes canais de comunicação, e envolver muitos profissionais neste processo, tanto os colaboradores, quanto os fornecedores, sem esquecer que em meio a tudo isso, ainda é preciso conquistar clientes.

Para garantir que sua marca alcance seu objetivo final, é preciso entender a sua empresa e alinhar seus valores. Sua marca deve ter uma boa identidade e posicionamento coerentes com os seus valores e objetivos, auxiliando na comunicação para que o público possa enxergar o que você pretende construir. 

Por isso, é importante que a sua estratégia de branding consiga não só promover a sua empresa, como também assegurar que ela consiga se destacar no mercado, tornando-se uma líder no seu segmento.

O primeiro passo para isso, é olhar para trás para entender quais as bases e fundamentos da sua empresa, o que ela pretende oferecer e quais são seus diferenciais. Isso é possível, criando uma plataforma da marca composta por uma série de componentes da sua marca que fazem com que seus consumidores se identifiquem com ela, podendo melhorar a sua comunicação.

Em segundo lugar, é preciso definir o propósito da sua marca, entender porque ela foi criada e porque ela precisa existir. A partir daí é possível criar o logo e até mesmo o slogan que irá acompanhar a sua marca.

Depois é preciso garantir que a sua marca cumpra com o que está prometendo. Ou seja, garantir que o que a sua marca comunica, será de fato realizado, que o propósito se torne uma realidade.

Por último, é preciso estabelecer os atributos da sua marca, que nada mais são do que as características da sua marca. São todos os valores que ditam a forma como a sua empresa se comunica, até a forma como os seus colaboradores trabalham.

Confira uma empresa que pode te ajudar a aplicar uma boa estratégia de branding e destacar a sua marca.

Conclusão

Este artigo abordou sobre a importância do branding para a gestão das marcas, que se tornou um fator relevante para que empresas pudessem se destacar no mercado, podendo competir com a concorrência e ganhar o reconhecimento do público.

Pudemos entender porque o branding é considerado tão relevante para a gestão e comunicação, e que a empresa deve evidenciar o motivo e razão para que o público, deve considerá-la como a única solução para os seus problemas e necessidades. Sendo uma estratégia que pode influenciar na decisão de compra do consumidor. 

Depois conhecemos algumas das principais estratégias de branding que sua marca pode usar para se aproximar do público, como: identidade visual; posicionamento; PDV; marketing de conteúdo; endomarketing e marketing de experiência.

Também vimos o que é necessário para elaborar uma boa gestão da marca, partindo da compreensão das suas principais características, passando pela identificação dos seus propósitos, chegando até a definição das suas principais características alinhado aos seus valores.

Por fim, conhecemos uma empresa que é especialista em construir a identidade e auxiliar na gestão de uma marca, a Redacon uma empresa de conteúdo e comunicação, que pode ajudar a sua empresa a se destacar no mercado.

Você acredita que precisa deste fortalecimento da sua marca?

Entre em contato com a Redacon para conhecer mais sobre nossos serviços personalizados e como eles podem ajudar a sua marca a destacar no mercado, de forma que o público possa preferir a sua marca do que os produtos ou serviços do seu concorrente.

Na Redacon temos os melhores serviços de comunicação para evidenciar a sua marca no mercado, com serviços personalizados produzidos pelo nosso time de especialistas, respeitando sempre o seu perfil, independente de qual for a área de atuação da sua empresa.

Fale com um de nossos especialistas e tire todas as suas dúvidas de como a estratégia de branding pode despontar a sua marca e conquistar a fidelidade do seu consumidor. Que tal batermos um papo? Podemos marcar uma reunião presencial ou uma call online junto a um representante do nosso time!

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