Saiba como suas experiências podem influenciar na sua criatividade

Pensar Fora da Caixa: Benefícios da Criatividade e Inovação na Carreira

Há quem acredite que a criatividade esteja relacionada a um tipo de dom ou habilidade para desenvolver inovações, ou agir para a resolução de problemas. Mas, o que muitos não sabem é que o que influencia diretamente no ser criativo são as nossas experiências.

Ou seja, nossas ideias são formadas a partir do repertório que construímos através de nossas experiências, portanto quanto mais rico ele for, mais boas ideias irão surgir, colaborando para a sua criatividade.

Por isso, recomenda-se a leitura, assistir a filmes, séries e programas de TV, ouvir músicas e compartilhar momentos em família e com amigos, por que isso ajuda a somar experiências e despertar a criatividade.

É importante lembrar, que o mundo funciona de forma frenética e que é necessário a colaboração e compartilhamento, pois quanto mais nós interagimos uns com os outros mais aprendemos. 

Sendo assim, a criatividade pode ser considerada como exercício da mente, uma vez que precisamos pensar para encontrar soluções, e assim as ideias sugerem de maneira natural.

Continue acompanhando o artigo e saiba como despertar a sua criatividade tornando-se uma pessoa que tenha sempre ótimas ideias.

Conheça algumas ferramentas que podem ajudar a desenvolver e praticar a criatividade

A melhor maneira de se tornar uma pessoa criativa é encontrar mecanismos que ajudem a desenvolver e praticar a criatividade. Sendo considerada uma habilidade humana de produzir algo totalmente único e original, é preciso encontrar gatilhos que possam despertar o chamado processo criativo.

Sendo a nossa rotina muito atribulada e, portanto, as decisões devem ser pensadas e tomadas de forma rápida nem sempre, conseguimos imergir no processo criativo. 

Três fatores são considerados fundamentais para despertar a criatividade, são eles:

  1. Atenção – sabe identificar um problema ou oportunidade;
  2. Fuga – direcione a sua mente para pensar fora da caixinha, ou seja, não pense sempre na solução mais óbvia;
  3. Movimentação – explore a imaginação para obter novas ideias.

Mas, afinal quais ferramentas podem ser usadas para desenvolver e praticar a criatividade? Como vimos anteriormente, a criatividade é influenciada por nossas experiências, então precisamos encontrar ferramentas/exercícios mentais que estimulem o surgimento de novas ideias, como:

Leitura 

Experimente ler de tudo, amplie seus horizontes, procure livros sobre nossas culturas e aprenda coisas novas. Leia sobre qualquer assunto de seu interesse, não precisa ser necessariamente um livro, pode ser um post, artigo, revista ou jornal.

Faça algo novo

Encontre uma nova atividade para fazer todos os dias, pode ser uma mudança de trajeto para ir ou voltar do trabalho, realizar um curso. Toda experiência nova contribui para o surgimento de novas ideias.

Brainstorm

O brainstorm consiste em uma atividade que pode ser feita tanto em grupo, quanto individual, e tem como intuito explorar novas ideias, através de pensamentos e experiências. Para isso basta ter um material para anotar as ideias. Assim, de acordo com o tema, ideais são anotadas conforme o que lhe vier à mente.

Vá a eventos culturais

Visitar museus, ir ao teatro ou cinema, participar de shows e eventos tudo isso proporciona novas experiências e deixa a mente mais livre para despertar a criatividade.

Bem-estar

Cuidar de si mesmo é fundamental! Você já deve ter ouvido aquele ditado que diz: “Mente sã, corpo são”. Praticar exercícios, adquirir bons hábitos diários de saúde e bem estar, se alimentar bem, ter uma boa noite de sono, tudo isso colabora para a sua saúde física e mental.

Depois de aprender novas maneiras de como se tornar uma pessoa mais criativa, descubra como pôr em prática no seu trabalho.

Como ser mais criativo no ambiente de trabalho?

É comum que muitas pessoas sejam criativas no dia a dia, mas não conseguem colocar isso em prática no seu ambiente de trabalho. 

Isso porque, normalmente, o ambiente de trabalho tende a ter um ar de seriedade, onde as coisas devem ser feitas com assertividade, agilidade e dinamismo, tornando-se para muitas pessoas um bloqueio criativo.

Atualmente, ser criativo está entre as habilidades desejadas pelas empresas ao contratar um novo funcionário. Mas como ser criativo no ambiente de trabalho, confira algumas dicas a seguir.

  1. Livre-se dos bloqueios – é normal que muitas pessoas tenham receio de expor suas ideias no trabalho por medo de rejeição, mas é preciso quebrar esta barreira e construir uma mente criativa e começar a compartilhar as suas ideias;
  2.  Encontre inspirações – são inúmeras as possibilidades de coisas e até mesmo momentos que podem ser uma zona de inspiração, seja pela leitura de um livro, até mesmo observações cotidianas;
  3. Questionamentos – ser criativo também tem a ver com buscar resposta para as coisas, as maiores mentes do mundo foram grandes questionadores;
  4. Saia da zona de conforto – busque por novas experiências;
  5. Aprenda – esteja sempre aberto a aprender algo novo, faça um novo curso, aprenda um idioma, etc.

Quando você encontra mecanismos que te ajudam a ser mais criativo, você consegue encontrar soluções com mais agilidade e consequentemente a tomar decisões mais assertivas e eficazes.

Dessa forma, você constrói um ambiente mais prazeroso para despertar seu lado criativo e trabalhar em equipe.

Agora que você conhece algumas dicas de como ser mais criativo no ambiente de trabalho, que tal entender porque ser criativo se tornou fundamental para as empresas.

Entenda a importância de ser criativo no ambiente corporativo

Ser criativo passou a ser uma habilidade desejada por muitas empresas para a contratação de novos profissionais, sendo que para preencher algumas vagas, passou a ser um requisito indispensável.

Isso porque, a competitividade está cada vez maior e o perfil dos consumidores exige habilidades para criação de novidades e aprimoramento dos processos, ou seja, os profissionais que investem nessa qualidade tem muito a ganhar.

Esse fator se torna ainda mais requisitado, na era digital em que se tem investido em conteúdos para redes e mídias sociais, onde se busca por um conteúdo original e único.

Veja a seguir como criar conteúdos criativos para chamar a atenção do seu público.

Confira algumas dicas para a criação de conteúdos criativos

Devido ao crescimento das redes sociais, muitas empresas passaram a investir em conteúdos para publicação na web para estar mais próximo do seu público. Mas, para se aproximar do público é preciso que este conteúdo seja relevante, para transformar o usuário em um cliente.

Para isso, o conteúdo deve ser original e focado  na criação de histórias que fazem parte do processo criativo.

Pode-se dizer que para os profissionais de marketing digital, ser criativo é uma ferramenta indispensável. E na criação de bons conteúdos é preciso exercitar esse lado criativo o tempo todo.

Mas afinal, como produzir conteúdos criativos e relevantes? Confira as dicas a seguir.

  • Desperte o processo criativo – tente lembrar de momentos e experiências em que você tenha se sentido mais criativo;
  • Observe ao seu redor – esteja atento a tudo que está a sua volta que pode proporcionar um ótimo insight para obter um processo criativo;
  • Tenha um olhar crítico – muitas vezes não conseguimos entregar o nosso melhor. Para isso, temos que apostar numa avaliação mais crítica do nosso próprio trabalho e refletir o que poderia ser feito de forma diferente ou o que poderia ser melhorado;
  • Deixe seu ambiente de trabalho confortável – muitas vezes o seu local de trabalho não está ajudando para despertar o seu lado criativo. Adeque seu espaço para torná-lo um ambiente que desperte boas ideias;
  • Novos hábitos – adote hábitos diferentes e permita-se sair ocasionalmente da sua zona de conforto. Consuma arte de qualidade, exercite suas principais habilidades, esteja por dentro das novas tendências, se desafie e invista em treinamentos que possam te tornar mais criativo.

Lembre-se que a criatividade está dentro de você, é apenas preciso que você tenha um olhar mais atento ao seu redor e sair da sua zona de conforto para encontrar novas ideias e oportunidades e isso só depende de você.

Além de ser criativo, um bom conteúdo digital deve ser focado no público alvo, ou seja, em quem você deseja atingir com o seu conteúdo e a linguagem usada deve estar de acordo com este público.

É necessário ainda, se colocar no lugar do público para entender qual o tipo de conteúdo que se espera ver, mantendo uma comunicação aberta com os seus seguidores.

Apostar em conteúdos específicos para cada plataforma e investir em formatos diferentes pode ser um diferencial para chamar a atenção dos seus seguidores e transformá-los em potenciais clientes.

Por fim, escolha em quais plataformas você deve estar, seja humano e responda às perguntas dos seguidores.

Conheça quem pode te ajudar com a produção de conteúdos criativos para o seu público.

Descubra uma empresa especialista na produção de conteúdo criativo

O time da Redacon é formado por profissionais de jornalismo, letras, publicidade e marketing que sabem da importância de investir em conteúdos relevantes e personalizados para impulsionar a sua marca.

 São especialistas na produção de conteúdos originais e criativos, de acordo com o perfil e necessidade da sua marca, independente do segmento em que atua. 

Já atendemos mais de 1.200 clientes, produzimos mais de 80 mil textos e cerca de mais de 10 milhões de palavras.

A Redacon não é apenas uma empresa de produção de conteúdo, oferecemos serviços de comunicação, pois acreditamos o quanto ela é eficaz quando se é preciso se destacar no mercado.

Conclusão

No decorrer deste artigo vimos como a criatividade tornou-se algo essencial para o nosso dia a dia, ainda mais no que se refere ao ambiente de trabalho, podendo ser considerado um requisito desejável para assumir as mais diversas funções.

Pudemos aprender que a criatividade não é algo que nascemos com ou um dom adquirido com o passar do tempo, mas sim que faz parte de experiências que acumulamos no decorrer da nossa vida que despertam insights que ajudam a encontrar a resolução de problemas e novas oportunidades.

Vimos também que é possível desenvolver um lado criativo adotando algumas ferramentas, que são simples e podem ser inseridas no seu dia a dia, como a leitura, participar de eventos culturais, etc.

Também apreendemos alguns gatilhos para desbloquear o seu lado criativo no ambiente de trabalho e conseguir assim propor novas ideias e trabalhar em equipe. Como compartilhar suas ideias, questionar-se, sair da zona de conforto e muito mais.

Compreendemos como ser criativo tornou-se um requisito importante para o mercado de trabalho atual, onde o consumidor está cada vez mais exigente em busca de soluções originais.

Vimos que na criação de conteúdos para web, a criatividade é fator primordial para se destacar entre a concorrência e atrair o público certo.

Agora você já sabe com quem pode contar para serviços originais de comunicação. A Redacon conta com um time de especialistas que produz conteúdos de forma criativa para os mais diversos segmentos de atuação.

Se você quer se destacar no mercado com bons conteúdos, a sua chance é essa. Venha bater um papo com a gente e conhecer mais sobre os nossos serviços de comunicação que podem ajudar a sua marca a se destacar no mercado!

Deixe um comentário

Open chat
Oi, tudo bem? Como posso te ajudar? :)
Oi, tudo bem?
Como posso te ajudar? :)