Descubra se a sua marca representa o seu público-alvo

Público-alvo: o que é e por que você deve saber quem é - Boom - Marketing e  Comunicação

Público-alvo é a definição de um determinado grupo de consumidores, que possuem características em comum e que uma determinada empresa consegue identificar e irá direcionar suas campanhas a este grupo, também conhecido como target, em inglês.

Para definir o target da sua empresa é necessário realizar uma segmentação de mercado, um método utilizado para identificar características, necessidades, preferências e hábitos de consumo que um determinado grupo de pessoas pode apresentar.

A partir desta segmentação é possível traçar um perfil do público-alvo da sua marca de acordo com suas características demográficas, idade, gênero, escolaridade, estilo de vida e demais comportamentos que para a sua empresa podem influenciar na decisão de compra.

É importante ressaltar que tais características não são criadas pelo departamento de marketing, mas sim baseadas em informações de estudo e pesquisa de mercado.

Após verificar os segmentos de mercado, cabe à empresa selecionar os que acredita apresentarem mais afinidade com a sua marca e que poderão virar potenciais clientes.

Dessa forma, poderá direcionar suas campanhas de marketing e demais estratégias de comunicação ao público certo.

Continue acompanhando este artigo para saber como definir o público-alvo da sua marca e realizar uma comunicação mais efetiva com este grupo.

Como definir o seu público-alvo?

O processo de definição de público-alvo inicia-se com uma pesquisa de mercado e vai até a criação de campanhas e estratégias de marketing e comunicação. Este processo tem algumas etapas importantes que ajudam a obter mais assertividade para identificar o público que a sua marca precisa atingir.

Confira a seguir algumas etapas importantes do processo de definição do seu público-alvo.

  1. Estudo de mercado e panorama do cenário – como vimos anteriormente, para entender quem é o grupo de pessoas com características em comum que podem se interessar pela sua marca é preciso de uma pesquisa de mercado. Avaliando mais do que o comportamento dos consumidores, mas também a concorrência e o panorama macroambiental do mercado. Dessa forma, é possível analisar as oportunidades.
  2. Entenda o seu negócio e conheça o seu produto/serviço – além de ter um panorama sobre o mercado, é preciso olhar para dentro e entender as necessidades e soluções que a sua empresa pode entregar através dos seus produtos e serviços. Só assim é possível alinhar as suas soluções com as oportunidades de mercado. Suas ações devem ser claras e objetivas, demonstrando como a sua marca pode contribuir para a vida do consumidor.
  3. Segmentação de mercado – depois de conhecer o comportamento do seu consumidor, analisar o mercado e entender as soluções que a sua marca pode oferecer, chegou a hora de segmentar o mercado. O primeiro passo é traçar o perfil do público que procura pelos seus serviços ou produtos, cruzando variáveis para gerar diferentes segmentos.
  4. Mensuração de potencial da marca – é importante tentar mensurar o segmento, para conseguir avaliar o potencial de mercado da sua marca. Como não é sempre possível contabilizar os segmentos, principalmente as características, recomenda-se, por exemplo, utilizar dados fornecidos por institutos e pesquisas de mercado.
  5. Estabeleça um ou mais segmento-alvo – após a mensuração de atratividade, é preciso definir qual o público-alvo da sua marca. Para esta definição é fundamental discriminar as características deste grupo de pessoas, para que todos tenham acesso a tais informações quando necessitarem.  É possível trabalhar com diferentes segmentos, desde que a sua marca elabore estratégias e ações específicas para cada um deles.
  6. Definição de estratégias e campanhas para cada segmento – uma vez definido o público-alvo, chegou a hora de definir o posicionamento do mercado. No caso de trabalhar com mais de um público é necessário estabelecer um posicionamento para cada segmento, através de estratégias específicas para cada público. A estratégia pode ser definida através do 4 P ‘s do Marketing (Preço, Produto, Praça e Promoção), que estabelece de que modo a marca vai se apresentar ao público e interagir com ele.

Depois de estabelecer qual o seu público-alvo fica mais fácil de direcionar a sua campanha e comunicação para o segmento certo, e assim potencializar a sua marca no mercado. Agora que você já sabe como definir o público-alvo da sua marca, que tal conferir quais os tipos de público.

Conheça os principais tipos de público

Quando uma marca está divulgando um produto ou serviço, ela realiza uma pesquisa de mercado, para entender o comportamento do consumidor e definir qual o público que ela precisa atrair.

Mas, muitas vezes as informações obtidas através da análise de mercado, podem ser muito amplas, podendo levar a marca a atingir um público que não está interessado em seus produtos ou serviços, podendo atrapalhar os seus planos.

Para evitar isso, recomenda-se especificar para quem seu produto ou serviço se destina. Estabelecendo um perfil com: gênero, idade, hábitos, características demográficas, renda, grupo familiar, etc.

De modo geral, existem dois tipos de público, são eles o B2C e o B2B. O público B2B refere-se a abreviação de Business to Consumer, que em português significa Empresa para Consumidor.

Ou seja, é um modelo de negócios onde uma marca/empresa vende seu produto ou serviço direto para o consumidor, uma pessoa física.

Já o modelo de negócio B2B abreviação de Business to Business ou Empresa para Empresa, como o nome propõe o cliente final é uma outra empresa.

Existe um outro conceito, que é muitas vezes confundido com público-alvo, que é a persona. Apesar de ambos se referirem a ferramentas do marketing usadas para definir com quem a sua marca precisa se comunicar, são conceitos bem diferentes.

O público-alvo é a definição de um grupo de mercado que possui características em comum, no qual uma marca vai direcionar as suas estratégias. A persona é um perfil semi-fictício do cliente ideal, que representa as características, perfil e comportamento dos consumidores que a marca deseja alcançar.

Compreenda a seguir a importância de definir o público da sua marca.

Porque é importante definir o público-alvo?

Só é possível efetivar uma comunicação com quem tem interesse pela a sua marca, definindo quem é o seu público. Por isso, conhecer o perfil do seu consumidor é tão importante para definir e planejar uma estratégia para atingir o seu público no momento certo.

Além disso, só é possível desenvolver produtos e serviços que atendam demandas e necessidades específicas, identificando quem é o seu target. A maneira que muitas empresas usam para se aproximar de seus consumidores é entender melhor o seu perfil para analisar os seus problemas, dúvidas e desejos.

Dessa forma, fica mais fácil de encontrar uma estratégica para se comunicar com ele de maneira mais assertiva, mostrando como os produtos ou serviços da sua marca são a opção ideal para atender a sua necessidade, e consequentemente aumentar as suas vendas.

Existem algumas ferramentas que podem ajudar no processo de definição do target, que podem ser aplicadas durante a análise de mercado e também na atratividade dos segmentos.

São alguns exemplos de ferramentas:

Que tal conhecer uma empresa que pode te ajudar a definir seu público-alvo e ainda efetivar a sua comunicação com ele?

Saiba qual empresa pode te ajudar a efetivar a sua comunicação com o seu target

A Redacon é um time formado por especialistas em jornalismo, letras, publicidade e marketing. Sabemos da importância da produção de um conteúdo personalizado para ativar a comunicação da sua marca.

Por isso, nos dedicamos à entrega de serviços originais, produzidos por uma equipe criativa, estando alinhado ao perfil de cada empresa, independente da sua área de atuação.

Realizamos a produção de conteúdos, pois acreditamos na beleza da comunicação e como ela pode contribuir quando é necessário destacar a sua marca no mercado.

Atendemos mais de 850 clientes, produzimos mais de 30 mil textos, somando mais de 10 mil palavras.

Conclusão

No decorrer deste artigo pudemos aprender sobre o conceito de público-alvo, e o quanto ele é importante para que as marcas possam encontrar estratégias mais assertivas e eficazes de se comunicar com quem realmente tem interesse pelo que ela tem a oferecer.

Também pudemos ter um panorama de como funciona o processo de definição do target, que demanda bastante pesquisas e análises para poder identificar características do mercado, do consumidor e da própria empresa.

Apresentamos os tipos de público que uma empresa pode direcionar seus serviços e produtos, que basicamente estão divididos em dois grupos: B2B e B2C. Aprendemos neste mesmo tópico a diferença de target e persona, que é uma representação do público ideal de uma marca.

Depois vimos porque é importante realizar a definição do target de uma marca, compreendendo o seu perfil, interesses e necessidades para que assim possa desenvolver produtos e serviços mais específicos, e direcionar a sua comunicação para o público certo, oferecendo-os como a solução ideal para o seu problema.

Por último, tivemos a oportunidade de conhecer a Redacon uma empresa de conteúdo e comunicação capaz de construir a imagem da sua marca através de seus serviços originais e criativos, destinados ao seu público ideal.

Procure pelos serviços da Redacon para a construção do público da sua marca

Na Redacon sabemos o quão é importante traçar o perfil de consumidor de uma marca, para garantir que o seu conteúdo e comunicação possam representar um determinado grupo de pessoas, que irão se tornar potenciais clientes da sua empresa.

Por isso, apostamos na produção de conteúdos originais, feitos por uma equipe de especialistas, um time que alinha criatividade com o perfil de cada empresa, para colaborar para o destaque da sua marca no mercado. 

Realizamos conteúdos em diferentes formatos e para diferentes plataformas, sempre estando de acordo com os interesses e valores de cada empresa, para que possa deixar sua marca em evidência no mercado.

Garantimos a entrega de serviços personalizados que ajudam na construção da identidade das marcas, sempre com muita dedicação e planejamento para que os objetivos dos nossos clientes sejam alcançados.

Atendemos empresas dos mais diversos segmentos de atuação, buscando sempre oferecer serviços que atendam às suas necessidades e assim ajudar a sua marca a ganhar mais destaque no mercado e atrair o público certo.

É possível conhecer um pouco sobre os nossos serviços e equipe através das nossas redes sociais, estamos no Instagram, Facebook e LinkedIn. Estamos sempre à disposição para esclarecer dúvidas a respeito dos nossos serviços e para te orientar sobre quais as melhores estratégias de conteúdo e comunicação para atrair o seu público.

Se ficou interessado em como podemos te ajudar a deixar a sua marca mais condizente com o seu target, através de nossos serviços originais de comunicação e conteúdo te convidamos para bater um papo com um de nossos especialistas.

Não perca tempo, converse com a Redacon para definir o seu target e iniciar as melhores ações de comunicação com conteúdos de qualidade e atrativos que possam chamar a atenção do seu público e consolidar a sua marca no mercado!

Deixe um comentário

Open chat
Oi, tudo bem? Como posso te ajudar? :)
Oi, tudo bem?
Como posso te ajudar? :)