Saiba como definir o público-alvo dos seus conteúdos

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A produção de conteúdo é um dos pilares do marketing digital. Para que a estratégia dê certo, o publico-alvo deve ser bem determinado.

Identificar o público para o qual a empresa vai se dirigir é vital por uma série de razões. Afinal, é esse conhecimento que determinará os tópicos abordados e até a forma com que o material será desenvolvido.

A partir do desenvolvimento do marketing, as marcas passaram a perceber que os consumidores não são tão homogêneos quanto podem parecer.

Os clientes se dividem em perfis mais específicos, de acordo com interesses, informações demográficas e muito mais vivências e informações.

Dessa forma, o público-alvo é uma ferramenta fundamental para vender serviços ou produtos na web.

Comece a ler o texto a seguir para entender o que é esse conceito, por que é importante, as diferenças entre público-alvo e persona e muito mais.

O que é público-alvo?

O público-alvo é um grupo de consumidores com características comuns que a contabilidade em são paulo identifica no mercado e a quem dirige suas estratégias e campanhas.

Sua definição começa com a segmentação de mercado, que é dividido em segmentos estruturados de forma semelhante, com base em características demográficas e comportamentais como:

  • Idade;
  • Gênero;
  • Escolaridade;
  • Estilo de vida.

Após identificar os segmentos, a empresa seleciona aqueles que deseja atingir, de modo a se alinhar aos perfis mais propensos a realizar compras.

Por que é importante?

A segmentação do público-alvo mudou o marketing. Agora o foco é entender o comportamento do consumidor e criar estratégias e soluções específicas para essas necessidades. Veja como isso pode te beneficiar a seguir.

Posicionamento único e relevante 

O posicionamento de mercado de administração de condomínios só pode ser feito após a seleção do público-alvo.

Esse processo visa capturar um espaço único e valioso na mente do consumidor, o que só acontece quando você o conhece bem.

As características do público sustentam a construção da marca e o desenvolvimento da proposta de valor, com valores que ressoam com a base de clientes.

Diferenciação da concorrência

No mercado atual o objetivo não é apenas ser uma marca, mas ser lembrado quando os consumidores pensam na principal  empresa de alpinismo industrial

É difícil fazer isso em grande escala. As pessoas são diferentes, e você só consegue conquistar públicos que se alinhem aos valores da sua marca e entendam bem a sua proposta de valor.

Quando você as conquista, a concorrência perde. Assim, identificar o público-alvo também é uma arma para se diferenciar dos concorrentes.

Melhores oportunidades 

A pesquisa e a análise devem levar a uma compreensão mais profunda dos consumidores e concorrentes.  

Nesta pesquisa, é possível identificar segmentos de mercado que não estão sendo supridos pelas soluções disponíveis ou cujas necessidades ainda não são bem compreendidas.  

Portanto, esta é uma oportunidade valiosa para criar uma solução que atenda a essas necessidades.

Desenvolvimento de campanhas de sucesso

Ao se posicionar nas redes sociais e nos motores de busca com base no público-alvo, os resultados são mais precisos. 

Isso acontece porque a equipe tem a oportunidade de otimizar os recursos do orçamento da campanha. As principais plataformas de desenvolvimento de anúncios oferecem ótimas opções de pagamento.

Depois de ter certeza de quem você quer alcançar, o custo de aquisição de cada cliente cai e um público qualificado começa a se formar. 

Estabelecimento de comunicação mais próxima 

Quanto mais específica a área de atuação de um empreendimento, mais potencial as estratégias de marketing têm.

Essa especificidade permite que os especialistas em serviços de topografia conheçam melhor as preferências e características dos clientes.

Esta é uma característica muito importante para reforçar uma imagem positiva na web, além de aguçar ainda mais o impacto do produto ou serviço.

Entenda as diferenças entre público-alvo e persona

Público-alvo e persona são ferramentas de marketing que analisam o mercado e determinam com quem uma marca deve se comunicar. Por isso muitas pessoas confundem os conceitos.  

Embora trate de questões comportamentais e psicológicas, as descrições do público-alvo são muitas vezes mais gerais e apresentam apenas características pontuais.

A persona, por sua vez, descreve profundamente a biografia, hábitos, gostos, interesses, dores e necessidades de alguém. Portanto, abrange toda a complexidade humana, não se limitando à descrição superficial.

Por isso, o público-alvo costuma ser usado no nível estratégico, no posicionamento de mercado ou até mesmo nas mídias pagas.

Já a persona é utilizada em estratégias de marketing de conteúdo, mídias sociais e relacionamentos, pontos de interação com a base de clientes dos transformadores de tensão.

Neste ponto cabe ressaltar que uma ação complementa a outra, de modo a tornar as campanhas mais efetivas, e a empresa pode contar com mais de uma persona.

Quais são os parâmetros do público-alvo?

A segmentação é baseada em vários aspectos. Se uma certa marca deseja explorar uma faixa do público próxima dos 40 anos, a definição é muito ampla e mais próxima da comunicação massificada do que da segmentação. 

Por isso, é importante fazer alguns recortes para identificar os segmentos mais interessantes. Para isso existem os parâmetros de definição do público-alvo, que são:

  • Geográfico;
  • Demográfico;
  • Psicográfico;
  • Comportamental.

O parâmetro geográfico diz respeito à localização dos consumidores em potencial. País, região, estado e cidade entram nessa segmentação.

O parâmetro demográfico é mais específico. Ele envolve idade, configuração familiar, gênero, estado civil, renda, escolaridade, profissão, religião, etnia e nacionalidade de quem se interessa por construtoras em sp.

O parâmetro psicográfico tem a ver com os valores, interesses, estilos de vida e personalidade. Uma pessoa romântica tem interesses distintos de uma pessoa com traços conservadores.

Por fim, o parâmetro comportamental é usado para qualificar o relacionamento do lead e/ou cliente com a marca.

O nível de assiduidade, fidelidade, reação às campanhas de marketing e as razões pelas quais o consumidor adquire um gabinete personalizado são exemplos de parâmetros comportamentais.

Como você pode perceber, o público-alvo é um conceito bastante geral. Ele dá conta de traçar perfis detalhados sobre as pessoas mais propensas a serem convertidas e fidelizadas por uma empresa.

Dicas para definir o seu público-alvo

Agora vamos explicar como definir o público-alvo para o seu negócio. Confira algumas dicas essenciais para tornar o processo mais eficiente.

  1. Use dados reais

Não há razão para escolher um público-alvo com base no que você acha que funciona. Este é um erro muito comum cometido pelas empresas. Como resultado, você criará produtos e estratégias que não repercutem no mercado.  

A segmentação de mercado precisa ser baseada em informações concretas. Você precisa de acesso a dados reais para entender seu público e definir suas decisões, seja por meio de contatos anteriores ou com formulários com seguidores.

  1. Seja o mais específico possível 

O público-alvo já é uma descrição ampla e genérica de um segmento de consumo. Assim, quanto mais você detalhar, mais tangível ele se torna para orientar as estratégias de branding por meio das personas.

Tente passar por todas as bases de segmentação que abordamos anteriormente (geografia, demografia, psicologia e comportamento) para criar uma descrição completa e qualificada para futuras campanhas.  

  1. Mantenha seu público-alvo atualizado 

Muitas empresas definem seu público-alvo em seu plano de negócios e nunca mais o revisam. No entanto, o ritmo de mudança do mundo atual exige atualizações constantes.  

Se o seu público-alvo é o mesmo nos últimos dez anos, provavelmente você está mirando em um segmento que ou não existe mais ou se modificou muito.

Por isso, faça revisões periódicas para manter a empresa de manutenção de ar condicionado sempre relevante.

  1. Olhe primeiro para o mercado  

Outro erro comum que muitos empreendedores cometem é criar um produto antes de descobrir se há uma necessidade por ele.

Os bons empreendedores, no entanto, seguem o caminho inverso: primeiro, identificam uma oportunidade no mercado e, assim, criam os meios (produto, estratégia, ramo de atividade) para atendê-la.  

Essa visão de mercado deve ser proporcionada por pesquisas a respeito dos consumidores, assim como os concorrentes e os segmentos que já os atendem. Esses são os dados que você precisa para identificar oportunidades valiosas.   

Portanto, identificar um público-alvo que representa uma boa oportunidade para uma marca requer muita pesquisa de mercado para identificar segmentos pouco explorados e, então, desenvolver soluções à altura.

  1. Conheça a finalidade do produto/serviço 

Todo produto/serviço tem uma finalidade e resolve algum problema do consumidor. Outro passo importante para determinar o público-alvo do negócio é conhecer o problema que você, como empresa, pode resolver.  

Saiba qual é a sua proposta principal e tente identificar um determinado perfil de pessoas que provavelmente terão problemas que seu produto/serviço pode resolver.

Em alguns casos, há uma definição de grupos distintos que podem se interessar por suas soluções. Dessa forma, você deve fazer mais pesquisas para afunilar os perfis.

Quanto mais preciso for a sua definição, mais efetivas serão as ações de marketing, o que aumenta as chances de obter bons resultados de vendas.

Agora você pode aplicar essas dicas para definir seu público-alvo. Com isso, estratégias mais assertivas vão ser elaboradas, oferecendo mais oportunidades de sucesso.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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