Saiba como o marketing de conteúdo pode alavancar seus resultados

As redes sociais e a internet trouxeram novas formas de divulgação e propagação da informação de uma maneira bem mais simples e estratégica, e entre elas se encontra o marketing de conteúdo

Não são todas as pessoas no meio digital que já ouviram falar sobre o marketing de conteúdo e muito menos sobre os seus inúmeros benefícios dentro da divulgação de uma marca. 

Por isso, preparamos este artigo com tudo o que você precisa saber sobre o marketing de conteúdo juntamente com dicas práticas para ajudar você e sua equipe a alavancarem os seus resultados. 

O que é marketing de conteúdo? 

Como o próprio nome já diz, o marketing de conteúdo é uma estratégia de marketing que visa divulgar a sua marca por meio de conteúdos valiosos nos meios digitais que visem a captação de novos clientes e o aumento dos seus resultados.

Esse marketing pode ser usado para divulgar um curso de bombeiro civil ou até mesmo uma loja de roupas, é uma das estratégias mais versáteis e benéficas dentro do meio digital.  

Um dos pontos mais importantes dele é a possibilidade da produção de conteúdos em vários formatos, sejam eles:

  • Imagens;
  • Vídeos;
  • Áudios;
  • Textos.

Quais os benefícios do marketing de conteúdo? 

Mesmo com o tamanho sucesso do marketing de conteúdo, muitas pessoas ainda possuem dúvidas em relação a ele e se perguntam se investir nessa estratégia realmente vale a pena. 

Por isso, separamos alguns benefícios para te provar que o marketing de conteúdo é uma estratégia muito importante e válida. Confira:

  1. Maior visibilidade e autoridade 

Com o marketing de conteúdo tornou-se ainda mais prático aumentar a visibilidade e autoridade da sua marca, ou seja, levar ela para o maior número de pessoas e ao mesmo tempo torná-la uma referência no seu nicho.

Uma empresa de reciclagem que inicia um projeto de recuperação de áreas degradadas, pode fazer a sua marca chegar ainda mais longe com esse marketing por intermédio das redes sociais e de outras plataformas digitais. 

  1. Gerar leads

Leads nada mais são do que potenciais clientes, ou seja, pessoas que demonstram algum tipo de interesse no seu produto ou serviço e começam a considerar a chance de adquirir o que você oferece. 

O marketing de conteúdo apresenta informações válidas e importantes para ajudar os usuários a esclarecerem suas dúvidas e conhecerem ainda mais a fundo a sua marca. 

Quando uma pessoa decide procurar sobre como vender uma casa rapidamente, provavelmente ela pode estar querendo vender o seu imovel e buscando ajuda neste processo. 

E é aí que ela pode conhecer o seu negócio por meio do marketing de conteúdo e estar por dentro de tudo o que você produz e oferece. 

  1. Maior chance de fidelização 

Muitas pessoas acham que após o momento da compra, todo o contato e relação com o cliente está acabado, e é justamente aí que muitos se enganam.

Fidelizar os clientes nada mais é do que torná-los ativos na marca mesmo após a compra, é continuar se relacionando e se comunicando com o cliente que pode comprar novamente de você ou indicar a sua marca para outras pessoas.

Uma pessoa que contrata um arquiteto para realizar um projeto de paisagismo residencial e logo após o serviço percebe que o profissional continua mantendo um contato e se preocupando com ele, aumenta o seu nível de satisfação com aquela empresa. 

Essa fidelização economiza tempo e dinheiro da equipe de vendas e marketing, que podem traçar novos meios e formas de alavancar os resultados da empresa usando o marketing e conteúdo. 

Como fazer o marketing de conteúdo 

Agora que você conhece um pouco mais sobre o marketing de conteúdo e os seus benefícios, vamos à prática. 

Separamos algumas dicas eficazes e simples para te ajudar a colocar o marketing de conteúdo em prática na sua empresa e alavancar os seus resultados. 

  1. Artigos em blogs 

Muitos pensam que a era dos blogs chegou ao fim, mas não dá para negar o poder que eles ainda possuem no dia a dia de quem procura por algo no Google. 

Por isso, criar um blog para a sua marca e alimentá-lo semanalmente com artigos e textos voltados para a sua área é uma grande estratégia de marketing de conteúdo para conquistar novos clientes.

Você pode escrever sobre como encontrar um ginecologista em Campinas, com recomendações de profissionais e clínicas. 

Dessa forma, você informa o seu leitor e ainda o ajuda a resolver um problema, criando um vínculo ainda maior dele com a sua marca.

  1. Posts no Instagram 

O instagram se tornou uma das melhores e maiores redes sociais para durar seus conteúdos e serviços, não é à toa que nos últimos meses ele se tornou o espaço do nascimento de diversas marcas e negócios que estão construindo um verdadeiro império.

Sem contar que a plataforma permite que você produza conteúdo tanto em imagem, quanto em texto e até mesmo vídeos, agradando a todos os gostos e diversificando cada vez mais o seu conteúdo.

Manter uma constância de postagens também é muito importante, postar um carrossel de imagens explicando sobre as isenções PCD em um dia e no outro um vídeo mais longo falando sobre planos de saúde de qualidade em São Paulo.

Tudo sempre voltado para o seu nicho e com a consciência de que será uma pauta realmente interessante e valiosa para o seu público.   

  1. YouTube

O YouTube está entre as três redes sociais mais usadas no mundo, e uma pesquisa mostra que mais de 50% dos usuários preferem consumir conteúdos em formatos de vídeo do que em textos. 

Ele é uma plataforma composta somente por vídeos, que são bem mais didáticos e fáceis de serem consumidos pelos usuários.

Por isso, ele também se torna uma das melhores estratégias do marketing de conteúdo.

Você pode produzir vídeos explicando sobre como funciona a decoração de gesso para sala, por exemplo, se você for um arquiteto. 

É necessário sempre produzir conteúdos que vão de acordo com o seu produto ou serviço para cativar a atenção desses usuários e transformá-los em clientes.

  1. Ebooks 

Os ebooks vieram com força total nos últimos anos para inovar a forma das pessoas lerem, consumirem e aprenderem. 

Eles são livros digitais, ou seja, livros que você consegue ler na tela do seu celular ou tablet onde estiver e quando quiser. 

O produto se tornou uma febre devido a sua praticidade e economia na produção de papéis, diminuindo o desmatamento e auxiliando a coleta de lixo eletrônico a reunir ainda menos poluentes no meio ambiente.

Sem contar que produzir um ebook também é bem mais simples do que escrever um livro físico. 

Eles são uma ótima estratégia no marketing de conteúdo justamente por produzirem uma produção mais simples e rápida.

Essas são apenas algumas das formas e redes sociais que podem o ajudar a começar no marketing de conteúdo da maneira certa e com mais certeza ainda dos resultados positivos que virão.

Pontos para se atentar dentro do marketing de conteúdo 

No entanto, assim como toda a estratégia, o marketing de conteúdo também necessita de atenção e cuidado para que nada saia errado e coloque todo o trabalho a perder. 

Por isso, separamos alguns pontos para que você e a sua equipe se atentem e os deixe prontos antes de começar com o marketing de conteúdo, pois sem eles nada pode fluir. 

  1. Persona 

É necessário saber muito bem qual o perfil da persona do seu negócio para que as estratégias sejam certeiras e apropriadas para ela. 

Começar a produzir conteúdos sem saber para quem eles são é como querer chegar a um destino sem saber o caminho, você só irá dar voltas e voltas e não chegará a lugar algum. 

  1. Analise os resultados e métricas

Um dos maiores benefícios que o meio digital trouxe para aqueles que resolvem usá-lo para desenvolver o seu negócio é poder estar sempre por dentro dos resultados e métricas quase que de imediato para saber o que deu certo e o que deu errado. 

Por isso, não deixe de sempre avaliar esses pontos junto a sua equipe para saberem quais estratégias devem permanecer e quais devem ser modificadas.

  1. Tenha uma equipe empenhada 

Por último, mas de forma nenhuma menos importante, tenha sempre por perto pessoas empenhadas em aprender e sugerir mudanças para melhorar a rotina e estratégias da empresa. 

Contar com um time assim faz toda a diferença na produção de conteúdo, criação de estratégias e divulgação de campanhas. 

Pois, eles saberão exatamente o que fazer para alcançar os resultados esperados. 

Esses são alguns dos pontos mais importantes a serem vistos com calma e atenção pela sua equipe para evitar problemas futuros. 

Considerações finais 

Se lembre sempre que os resultados não aparecem do dia para a noite, é necessário muita persistência e esforço. 

No entanto, com as estratégias corretas e as pessoas certas por perto, tudo se torna mais simples e prazeroso. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário

Open chat
Oi, tudo bem? Como posso te ajudar? :)
Oi, tudo bem?
Como posso te ajudar? :)