As redes sociais e a internet trouxeram novas formas de divulgação e propagação da informação de uma maneira bem mais simples e estratégica, e entre elas se encontra o marketing de conteúdo.
Não são todas as pessoas no meio digital que já ouviram falar sobre o marketing de conteúdo e muito menos sobre os seus inúmeros benefícios dentro da divulgação de uma marca.
Por isso, preparamos este artigo com tudo o que você precisa saber sobre o marketing de conteúdo juntamente com dicas práticas para ajudar você e sua equipe a alavancarem os seus resultados.
O que é marketing de conteúdo?
Como o próprio nome já diz, o marketing de conteúdo é uma estratégia de marketing que visa divulgar a sua marca por meio de conteúdos valiosos nos meios digitais que visem a captação de novos clientes e o aumento dos seus resultados.
Esse marketing pode ser usado para divulgar um curso de bombeiro civil ou até mesmo uma loja de roupas, é uma das estratégias mais versáteis e benéficas dentro do meio digital.
Um dos pontos mais importantes dele é a possibilidade da produção de conteúdos em vários formatos, sejam eles:
- Imagens;
- Vídeos;
- Áudios;
- Textos.
Quais os benefícios do marketing de conteúdo?
Mesmo com o tamanho sucesso do marketing de conteúdo, muitas pessoas ainda possuem dúvidas em relação a ele e se perguntam se investir nessa estratégia realmente vale a pena.
Por isso, separamos alguns benefícios para te provar que o marketing de conteúdo é uma estratégia muito importante e válida. Confira:
- Maior visibilidade e autoridade
Com o marketing de conteúdo tornou-se ainda mais prático aumentar a visibilidade e autoridade da sua marca, ou seja, levar ela para o maior número de pessoas e ao mesmo tempo torná-la uma referência no seu nicho.
Uma empresa de reciclagem que inicia um projeto de recuperação de áreas degradadas, pode fazer a sua marca chegar ainda mais longe com esse marketing por intermédio das redes sociais e de outras plataformas digitais.
- Gerar leads
Leads nada mais são do que potenciais clientes, ou seja, pessoas que demonstram algum tipo de interesse no seu produto ou serviço e começam a considerar a chance de adquirir o que você oferece.
O marketing de conteúdo apresenta informações válidas e importantes para ajudar os usuários a esclarecerem suas dúvidas e conhecerem ainda mais a fundo a sua marca.
Quando uma pessoa decide procurar sobre como vender uma casa rapidamente, provavelmente ela pode estar querendo vender o seu imovel e buscando ajuda neste processo.
E é aí que ela pode conhecer o seu negócio por meio do marketing de conteúdo e estar por dentro de tudo o que você produz e oferece.
- Maior chance de fidelização
Muitas pessoas acham que após o momento da compra, todo o contato e relação com o cliente está acabado, e é justamente aí que muitos se enganam.
Fidelizar os clientes nada mais é do que torná-los ativos na marca mesmo após a compra, é continuar se relacionando e se comunicando com o cliente que pode comprar novamente de você ou indicar a sua marca para outras pessoas.
Uma pessoa que contrata um arquiteto para realizar um projeto de paisagismo residencial e logo após o serviço percebe que o profissional continua mantendo um contato e se preocupando com ele, aumenta o seu nível de satisfação com aquela empresa.
Essa fidelização economiza tempo e dinheiro da equipe de vendas e marketing, que podem traçar novos meios e formas de alavancar os resultados da empresa usando o marketing e conteúdo.
Como fazer o marketing de conteúdo
Agora que você conhece um pouco mais sobre o marketing de conteúdo e os seus benefícios, vamos à prática.
Separamos algumas dicas eficazes e simples para te ajudar a colocar o marketing de conteúdo em prática na sua empresa e alavancar os seus resultados.
Muitos pensam que a era dos blogs chegou ao fim, mas não dá para negar o poder que eles ainda possuem no dia a dia de quem procura por algo no Google.
Por isso, criar um blog para a sua marca e alimentá-lo semanalmente com artigos e textos voltados para a sua área é uma grande estratégia de marketing de conteúdo para conquistar novos clientes.
Você pode escrever sobre como encontrar um ginecologista em Campinas, com recomendações de profissionais e clínicas.
Dessa forma, você informa o seu leitor e ainda o ajuda a resolver um problema, criando um vínculo ainda maior dele com a sua marca.
- Posts no Instagram
O instagram se tornou uma das melhores e maiores redes sociais para durar seus conteúdos e serviços, não é à toa que nos últimos meses ele se tornou o espaço do nascimento de diversas marcas e negócios que estão construindo um verdadeiro império.
Sem contar que a plataforma permite que você produza conteúdo tanto em imagem, quanto em texto e até mesmo vídeos, agradando a todos os gostos e diversificando cada vez mais o seu conteúdo.
Manter uma constância de postagens também é muito importante, postar um carrossel de imagens explicando sobre as isenções PCD em um dia e no outro um vídeo mais longo falando sobre planos de saúde de qualidade em São Paulo.
Tudo sempre voltado para o seu nicho e com a consciência de que será uma pauta realmente interessante e valiosa para o seu público.
- YouTube
O YouTube está entre as três redes sociais mais usadas no mundo, e uma pesquisa mostra que mais de 50% dos usuários preferem consumir conteúdos em formatos de vídeo do que em textos.
Ele é uma plataforma composta somente por vídeos, que são bem mais didáticos e fáceis de serem consumidos pelos usuários.
Por isso, ele também se torna uma das melhores estratégias do marketing de conteúdo.
Você pode produzir vídeos explicando sobre como funciona a decoração de gesso para sala, por exemplo, se você for um arquiteto.
É necessário sempre produzir conteúdos que vão de acordo com o seu produto ou serviço para cativar a atenção desses usuários e transformá-los em clientes.
Os ebooks vieram com força total nos últimos anos para inovar a forma das pessoas lerem, consumirem e aprenderem.
Eles são livros digitais, ou seja, livros que você consegue ler na tela do seu celular ou tablet onde estiver e quando quiser.
O produto se tornou uma febre devido a sua praticidade e economia na produção de papéis, diminuindo o desmatamento e auxiliando a coleta de lixo eletrônico a reunir ainda menos poluentes no meio ambiente.
Sem contar que produzir um ebook também é bem mais simples do que escrever um livro físico.
Eles são uma ótima estratégia no marketing de conteúdo justamente por produzirem uma produção mais simples e rápida.
Essas são apenas algumas das formas e redes sociais que podem o ajudar a começar no marketing de conteúdo da maneira certa e com mais certeza ainda dos resultados positivos que virão.
Pontos para se atentar dentro do marketing de conteúdo
No entanto, assim como toda a estratégia, o marketing de conteúdo também necessita de atenção e cuidado para que nada saia errado e coloque todo o trabalho a perder.
Por isso, separamos alguns pontos para que você e a sua equipe se atentem e os deixe prontos antes de começar com o marketing de conteúdo, pois sem eles nada pode fluir.
- Persona
É necessário saber muito bem qual o perfil da persona do seu negócio para que as estratégias sejam certeiras e apropriadas para ela.
Começar a produzir conteúdos sem saber para quem eles são é como querer chegar a um destino sem saber o caminho, você só irá dar voltas e voltas e não chegará a lugar algum.
- Analise os resultados e métricas
Um dos maiores benefícios que o meio digital trouxe para aqueles que resolvem usá-lo para desenvolver o seu negócio é poder estar sempre por dentro dos resultados e métricas quase que de imediato para saber o que deu certo e o que deu errado.
Por isso, não deixe de sempre avaliar esses pontos junto a sua equipe para saberem quais estratégias devem permanecer e quais devem ser modificadas.
- Tenha uma equipe empenhada
Por último, mas de forma nenhuma menos importante, tenha sempre por perto pessoas empenhadas em aprender e sugerir mudanças para melhorar a rotina e estratégias da empresa.
Contar com um time assim faz toda a diferença na produção de conteúdo, criação de estratégias e divulgação de campanhas.
Pois, eles saberão exatamente o que fazer para alcançar os resultados esperados.
Esses são alguns dos pontos mais importantes a serem vistos com calma e atenção pela sua equipe para evitar problemas futuros.
Considerações finais
Se lembre sempre que os resultados não aparecem do dia para a noite, é necessário muita persistência e esforço.
No entanto, com as estratégias corretas e as pessoas certas por perto, tudo se torna mais simples e prazeroso.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.